
O câncer é a segunda maior causa de mortes no Brasil. Hoje, no Dia Mundial de Luta contra o Câncer, médicos falam sobre prevenção e evolução do diagnóstico e tratamento da doença. "O mais grave problema para o controle do câncer é a falta de informação e a falta de acesso a exames preventivos", diz o oncologista Luiz Paulo Kowalski.
Kowalski, pesquisador do Hospital A.C. Camargo, referência no tratamento de câncer na América Latina, localizado em São Paulo, afirma que, de acordo com uma estatística dos EUA, de cada três casos de câncer, um era curado e dois morriam, até início dos anos 60. "No final dos anos 90, já superamos a casa dos 50% dos casos."
Alguns tipos de câncer são os mais comuns e possuem algumas causas bem conhecidas. "Para se prevenir contra o câncer de pele, as pessoas de pele clara, que ficam com ela bem queimada e vermelha, obrigatoriamente precisam usar filtro solar", afirmou. Mesmo quem tem pele mais escura precisa adotar a medida e evitar os horários em que os raios solares têm maior incidência.
Outro importante fator para prevenção dos tumores é não consumir tabaco e não beber em excesso. Estes hábitos estão diretamente relacionados a alguns tipos de câncer, como o de pulmão, boca, laringe.
"Eles representam 30% das mortes registradas por câncer. Esse número poderia diminuir em um terço se o tabaco fosse cortado", alerta Kowalski. "Por isso, é muito importante orientar as crianças e os adolescentes a não fumar."
A alimentação é outro fator significativo na prevenção. De acordo com o pesquisador, a falta de proteínas e certos de tipos de vitaminas, encontrados em frutas e algumas verduras, também aumenta o risco de câncer.
Importância do diagnóstico Na luta contra o câncer, há motivos para comemorar. O exame clínico detecta boa parte dos tumores cancerígenos e, para qualquer tipo de doença, o diagnóstico precoce tem uma probabilidade de cura que gira em torno de 90 até 95%."Existem outros métodos como tomografia, ressonância e ultrasom, que tiveram evoluções, facilitando o diagnóstico cada vez mais precoce. As técnicas de endoscopia também evoluíram, ajudando no diagnóstico", afirma o pesquisador do Hospital A. C. Camargo.
Ricardo Caponero, oncologista do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, ressalta que o diagnóstico precoce e exames de rotina são importantes, considerando que quase 100% dos casos de câncer podem ser detectados ainda na fase pré-maligna.
"O câncer de mama, por exemplo, se detectado na fase inicial, há 98% de chances de cura, enquanto na fase final, após ocorrer metástase, as chances são de apenas 4%", diz Caponero. A metástase é a expansão de células cancerosas pelo organismo, processo que causa aproximadamente 90% das mortes por câncer de mama.
Por isso, diz Caponero, é muito importante ficar atento às mudanças no corpo, tais como alterações na voz, manchas na pele, sangramentos, além de adotar hábitos saudáveis.
Pesquisas recentes apontam práticas que estão associadas à prevenção do câncer, como tomar chá verde. "O chá verde tem substâncias que ajudam a proteger contra o câncer e tem efeito comprovado", afirma Kowalski.
Nenhum comentário:
Postar um comentário